Cultura da Catedral
Catedral de Bourges
A construção da Catedral de Bourges teve início quando na França estava na moda fazer templos religiosos grandiosamente grandes, e não se sabe para que, pois a grande maioria da população havia morrido de Peste Negra. Portanto, como a maioria das pessoas estavam no cemitério, as missas ficavam vazias, sendo desnecessárias a construção de mais igrejas. Mas ninguém pensava nisso, e continuavam fazendo mais e mais catedrais.
Nessa época, alguém que estava nesse jogo pensou em construir uma catedral também. Só que para impressionar os amigos e principalmente as namoradas dos amigos, ele pensou em algo totalmente estranho. Depois de buscar inspiração nos gatinhos, ele a construiu. Como qualquer trambolho imenso, as obras demoraram séculos, não incluindo o período em que os pedreiros deveriam estar na construção ou quando faltavam ao trabalho usando um atestado médico falsificado.
Depois de pronta, não aconteceu nada de interessante. A moda da construção de igrejas havia acabado, e os franceses já estavam de saco cheio. Assim, todo o trabalho não serviu para nada. Assim, a igreja foi abandonada (porque grande parte da população está-va sem vida), servindo apenas para causar poluição visual e ocupar mais espaço.
A história da catedral não tinha nenhum fato interessante, até que a UNESCO reconheceu sua importância ao mundo em ocupar espaço e embelezar a paisagem local, a tornando um patrimônio mundial. Hoje em dia a catedral continua a ser assunto para ser falada.
Catedral de Amiens

A Catedral de Notre-Dame de Amiens é uma catedral gótico francesa, começou a ser construída em 1220 e foi inspirada nas catedrais de Notre-Dame de Chartres e Paris.
É uma das maiores catedrais góticas da França, com o seu grande volume interior de aproximadamente 200,000 m³. Esta catedral localiza-se em Amiens, a maior cidade da Picardia, no vale do Rio Somme, 100 km a norte de Paris. A catedral foi listada como Patimónio Mundial da unesco em 1981.
Os documentos relativos a construção da catedral gótico podem ter se perdido após o incêndio que destruiu o arquivo público da catedral por volta de 1218 e outros incidentes em 1258.
O Bispo Evrard de Fouilly iniciou os trabalhos de construção da catedral em 1220. Robert de Luzarches ocupou o posto de arquiteto até 1228 e foi substituído por Thomas de Cormont até 1258. Seu filho, Renaud de Cormont, atuou como arquiteto até 1288. Ainda hoje, a catedral abriga a cabeça de SãoJoão Batista , relíquia adquirida em decorrência da Quarta Cruzada.
A construção da catedral neste período pode ser vista como resultado de uma necessidade e de oportunidade. A destruição dos antigos edifícios da cidade praticamente obrigou os moradores locais a erguer imediatamente uma nova catedral.
Planta da Catedral